terça-feira, 10 de junho de 2014

Conheça a Síndrome da Visão do Computador

Conheça a Síndrome da Visão do ComputadorOlhos vermelhos e secos, problemas de audição, dores de cabeça, nas costas e no pescoço, fadiga e dificuldade em conseguir foco na visão.
Estes são alguns dos sintomas atribuídos ao uso prolongado do computador - um uso por mais de quatro horas.
Estes sintomas podem causar um distúrbio ocular que pode levar a problemas mais sérios, se não for tratado.
A nova condição atende pelo nome de Síndrome da Visão 
De acordo com Adriana, a Síndrome da Visão do Computador começou a ser relatado cientificamente com a popularização dos computadores, nas décadas de 1980 e 1990.[Imagem: Antoninho Perri/Unicamp]do Computador.
Pesquisa desenvolvida pela optometrista Adriana Castillo Estepa, na Unicamp, mostrou que, num universo de 53 professores universitários, 56,5%, apresentavam esse distúrbio, o que pode trazer uma redução da produtividade e da qualidade de vida daqueles que permanecem horas na frente do computador sem a devida pausa.
Problemas binoculares
Os sintomas que mais incomodavam os voluntários eram fadiga, ressecamento e irritação oculares.
Outro achado relevante foi que 51% deles apresentavam problemas binoculares, que envolvem a capacidade de ver tridimensionalmente, permitindo fazer cálculos mentais instantâneos de profundidade e de distância para se situar no espaço físico - o problema mais encontrado foi a insuficiência de convergência.
Entre os voluntários, 36% tinham a forma leve da síndrome da visão do computador, 19% a moderada e foi detectado apenas um caso (< 2%) da forma severa.
"O pior é que, na maioria dos casos, estes problemas ainda não tinham sido diagnosticados", comentou Adriana.
Síndrome da Visão do Computador
A Síndrome da Visão do Computador pode se manifestar durante ou depois do trabalho com o computador.
De acordo com Adriana, esse distúrbio começou a ser relatado cientificamente com a popularização dos computadores, nas décadas de 1980 e 1990.
Para a superação da condição devem ser controlados os fatores visuais, organizacionais e os fatores do posto de trabalho, como a ergonomia. A visão do paciente deve ser corrigida e sua saúde ocular precisa ser restabelecida.
Adriana reconhece que hoje não existe no Brasil nenhuma política pública para a promoção e prevenção da síndrome, e isso faz com que a maioria das pessoas desconheça a importância de cultivar hábitos saudáveis no uso do computador.