terça-feira, 16 de maio de 2023

Sobre o câncer de sangue e seus mais recentes tratamentos. IA Responde

 Chat GPT: "O câncer de sangue, também conhecido como neoplasia hematológica ou câncer hematológico, é um termo abrangente que se refere a um grupo de doenças malignas que afetam o sangue, a medula óssea e os tecidos relacionados. Os principais tipos de cânceres hematológicos incluem leucemia, linfoma e mieloma múltiplo. Cada um desses subtipos possui características específicas e requer abordagens de tratamento diferentes.

Os tratamentos para o câncer de sangue têm avançado consideravelmente nos últimos anos, proporcionando opções mais eficazes e melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Alguns dos tratamentos mais recentes incluem:

  1. Terapia direcionada: Essa abordagem utiliza medicamentos que visam especificamente certas mutações genéticas ou proteínas presentes nas células cancerígenas. Ao bloquear os sinais de crescimento e sobrevivência das células, essas terapias podem ajudar a controlar o câncer de sangue. Alguns exemplos de terapias direcionadas são o imatinibe para leucemia mieloide crônica e o rituximabe para certos tipos de linfoma.

  2. Imunoterapia: A imunoterapia tem se mostrado promissora no tratamento de vários tipos de câncer, incluindo cânceres hematológicos. Essa abordagem usa o próprio sistema imunológico do paciente para combater as células cancerígenas. As terapias imunoterápicas podem incluir o uso de anticorpos monoclonais, como o pembrolizumabe, ou a terapia CAR-T, na qual as células T do paciente são modificadas em laboratório para reconhecer e destruir as células cancerígenas.

  3. Transplante de células-tronco hematopoéticas: Também conhecido como transplante de medula óssea, esse procedimento envolve a substituição da medula óssea doente do paciente por células-tronco saudáveis. Essas células-tronco podem ser provenientes do próprio paciente (transplante autólogo) ou de um doador compatível (transplante alogênico). O transplante de células-tronco hematopoéticas pode ser uma opção curativa para alguns tipos de câncer de sangue, como certos tipos de leucemia.

  4. Terapia com inibidores de ponto de verificação imunológico: Essa classe de medicamentos tem como alvo as proteínas de controle do sistema imunológico, conhecidas como pontos de verificação. Ao bloquear essas proteínas, os inibidores de ponto de verificação liberam o sistema imunológico para combater as células cancerígenas. Essa abordagem tem sido eficaz em alguns tipos de linfoma e leucemia.

É importante ressaltar que o tratamento do câncer de sangue é altamente personalizado e depende do tipo específico da doença, do estágio, do perfil genético do paciente e de outros fatores. Novos avanços estão sendo feitos constantemente na pesquisa e desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e menos tóxicos para o câncer de sangue, visando melhorar os resultados e a qualidade de vida dos pacientes."

Encontrei este Site que é especializado em Doenças do Sangue:

https://revista.abrale.org.br/saude/2023/02/10-novos-tratamentos-para-os-canceres-do-sangue/

segunda-feira, 7 de março de 2022

Soldagem por eletrodo revestido - ppt carregar

Soldagem por eletrodo revestido - ppt carregar: Introdução O processo de soldagem por arco elétrico com eletrodo revestido consiste, basicamente, na abertura e manutenção de um arco elétrico entre o eletrodo revestido e a peça a ser soldada. O eletrodo revestido consiste de uma vareta metálica, chamada “alma”, trefilada ou fundida, que conduz a corrente elétrica e fornece metal de adição para enchimento da junta. A alma é recoberta por uma mistura de diferentes materiais, numa camada que forma o “revestimento” do eletrodo.

domingo, 22 de março de 2020

sábado, 22 de dezembro de 2018

Luz verde nas mãos faz exame de fluxo sanguíneo sem contato


Luz verde nas mãos faz exame de fluxo sanguíneo sem contato

Filmar a mão sendo iluminada por luz verde é suficiente para medir o fluxo sanguíneo, um importante indicador diagnóstico.

Medir o fluxo sanguíneo
Pesquisadores russos desenvolveram um novo método sem contato para medir o fluxo sanguíneo nos membros superiores.
Medir o fluxo sanguíneo nos membros é um importante indicador diagnóstico. Ao mostrar com que eficácia o coração fornece sangue aos membros, podemos ver se o sistema cardiovascular está funcionando bem e se o fluxo sanguíneo está sendo regulado de forma eficaz.
Hoje, os médicos e pesquisadores geralmente usam métodos tensiométricos, conhecidos como pletismografia oclusiva, uma técnica que se baseia no registro de alterações no volume ou diâmetro de um membro devido a seu preenchimento com sangue durante a oclusão venosa - a oclusão ocorre quando o fluxo venoso é interrompido pela aplicação de uma leve pressão no braço, sem interromper as artérias.
O problema é que esses sistemas de medição com contato são difíceis de configurar e usar, são caros e requerem adaptação para cada paciente em particular.
Fotopletismografia
Para superar essas limitações, Alexei Kamshilin e seus colegas da Universidade ITMO e do Centro de Pesquisas Médicas Almazov (Rússia) desenvolveram um sistema sem contato usando luz verde.
A nova técnica também recebeu um nome esdrúxulo - fotopletismografia -, mas mostrou-se capaz de rastrear mudanças no suprimento sanguíneo da pele usando gravações de vídeo da absorção da luz verde pela pele.
Quando a luz verde atinge um glóbulo vermelho, a onda refletida muda de polarização. A câmera registra apenas esse sinal modificado e rastreia quando ele fica mais intenso. Durante a oclusão venosa, o aumento do número de glóbulos vermelhos, devido à expansão das pequenas veias da camada superior da pele, aumenta a intensidade do sinal porque há mais glóbulos vermelhos para refletir a luz.
Os resultados da nova técnica coincidiram quase que completamente com os resultados das medições tradicionais, mas é mais fácil de usar, mais barato e não exige alterações de um paciente para outro.
"Neste projeto de pesquisa, usamos quatro câmeras para medições sem contato para garantir o registro do sinal de todos os lados da mão. Vimos que a diferença não era tão grande, o que significa que no futuro as medições poderão ser realizadas com apenas uma câmera," disse Kamshilin.

Link da fonte:

terça-feira, 18 de julho de 2017

Janela inteligente gera sua própria energia

Janela inteligente gera sua própria energia

Janela inteligente gera sua própria energia
Uma célula solar transparente capta a luz ultravioleta para gerar a energia que faz a janela funcionar. [Imagem: David Kelly Crow]
Janela de colar
Um novo tipo de janela inteligente promete ser barata e fácil de instalar, com potencial para economizar tanto no aquecimento como no resfriamento das casas e edifícios.
O material gera sua própria energia graças a uma célula solar transparente que consegue captar também a luz ultravioleta. Com isto, o sistema - na verdade um painel muito fino e flexível - pode ser sobreposto às janelas existentes, evitando os custos com obras e passagem da fiação elétrica necessária para alimentar as janelas inteligentes atuais.
O painel transparente ajusta sua própria tonalidade, tornando-se mais ou menos opaco conforme a iluminação e a temperatura externas, economizando até 40% nos custos de energia de aquecimento ou ar-condicionado.
Célula solar ultravioleta
"A luz solar é uma mistura de radiação eletromagnética composta de raios de ultravioleta próxima, luz visível e energia infravermelha, ou calor. Queríamos que a janela inteligente controlasse dinamicamente a quantidade de luz natural e calor que pode entrar, economizando energia e tornando o espaço mais confortável," disse o professor Yueh-Lin Loo, da Universidade de Princeton, nos EUA.
Como a luz UV-próxima é invisível para o olho humano, os pesquisadores queriam aproveitá-la para gerar a energia elétrica necessária para ativar a tecnologia de mudança de cor do painel que compõe a janela.
A janela inteligente controla a transmissão da luz visível e do calor infravermelho para o interior, enquanto o novo tipo de célula solar usa a luz UV para alimentar o sistema.
Janela inteligente gera sua própria energia
A transparência da janela é reduzida em até 80% (direita) usando apenas a eletricidade gerada pelas células solares transparentes em sua superfície. [Imagem: Princeton University]
Eletrocrômico
A nova célula solar foi construída com semicondutores orgânicos - derivados do hexabenzocoroneno (cHBC) - porque sua estrutura química pode ser modificada para absorver uma faixa estreita de comprimentos de onda - neste caso, a luz UV-próxima.
As moléculas semicondutoras são depositadas como filmes finos sobre um substrato de vidro usando os mesmos métodos de produção utilizados pelos fabricantes dos LEDs orgânicos.

A janela inteligente propriamente dita, por sua vez, é feita com polímeros eletrocrômicos, que mudam de tonalidade controlados por uma corrente elétrica - e a eletricidade gerada pelas novas células solares é suficiente para isso. Quando a luz UV gera uma carga elétrica na célula solar, a carga desencadeia uma reação no polímero eletrocrômico, fazendo com que ele mude de azul claro para azul escuro. Quando escurecida, a janela pode bloquear mais de 80% da luz visível.
Fonte

Texto só com a letra "P" - incrível!!

Antes de irmos ao incrível e super criativo texto, vamos conhecer o artista desta postagem-----> "P"

História:
"pe"  fenicio foi provavelmente uma das únicas letras do alfabeto fenício cujo nome, que significa "boca", não tinha relação alguma com o símbolo. Por esse motivo foi a que mais se modificou com o passar do tempo. Entre os gregos a letra que mais se assemelhava ao nosso p era o  e representava o som de r, e o p era representado pelo pi, tão conhecido na Matemática. Os romanos herdaram dos etruscos um desenho mais antigo da letra "pi", e deram-lhe a forma que usamos hoje.


"PORTUGUÊS" É O ÚNICO IDIOMA EM QUE SE PODE ESCREVER UM TEXTO SÓ COM A LETRA"P". PODEMOS PARTIR?

Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir. Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Porém, pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas.
.
Pálido, porém perseverante, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para papai para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris. Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los. Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se principalmente pelo Pico, porque pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas. Pisando Paris, pediu permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precaver-se. Profundas privações passou Pedro Paulo. Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal. Povo previdente! Pensava Pedro Paulo… "Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses".
.
Passando pela principal praça parisiense, partindo para Portugal, pediu para pintar pequenos pássaros pretos. Pintou, prostrou perante políticos, populares, pobres, pedintes. - "Paris! Paris!" Proferiu Pedro Paulo. -"Parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois pretendo progredir".
Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém, Papai Procópio partira para Província. Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para Papai Procópio para prosseguir praticando pinturas. Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal. Porém, Papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu: -Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia. Porque pintas porcarias? -Papai, proferiu Pedro Paulo, pinto porque permitiste, porém preferindo, poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal. Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro! Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando. Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus. Partindo pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro.

Podem Partilhar!
Autor desconhecido