terça-feira, 10 de setembro de 2013

Explicando o que é o Alumínio Transparente


Quem assistiu nos anos 60 o filme futurista A jornada nas Estrelas já ouviu o termo “Alumínio transparente” antes mesmo desta forma do material existir. Pois é, foi em 2009 que o composto foi elaborado e hoje já é uma realidade.
Denominado oxinitrato policristalino de alumínio pela nomenclatura IUPAC e ALONTM pela indústria.

O alumínio transparente nada mais é que uma cerâmica transparente cristalizada sobre átomos de alumínio. Esta forma do elemento químico é extremamente leve e resistente, o que deixa para trás os vidros blindados quando se sabe que o ALONTM é 3 vezes mais fino e leve.

Diversas outras aplicações  estão previstas para o material, tal como latas de refrigerante e há algumas especulações de que o relógio inteligente da Windows, o suposto concorrente do IWatch, teria sua tela feita de alumínio transparente.


 

As vantagens do alumínio transparente sobre o vidro blindado é sua leveza e finura. Além disso, ele apresenta outras vantagens como seu alto índice de transparência para luz visível e ultravioleta que permite seu uso em leitores de código de barras em supermercados.

Armadura Alumínio Transparente
 
(http://www.huffingtonpost.com/2013/09/09/gmc-the-future-is-now-_n_3843405.html#slide=2855391)


Mais leve e mais forte do que o vidro à prova de balas, a Força Aérea Americana tem testado o oxinitreto de alumínio (Alon), na esperança de substituir as janelas de suas aeronaves. E, a julgar pelo fato de que o material cerâmico pode parar uma bala de um rifle calibre .50 que viaja a 2960 km/h - normalmente poderosos o suficiente para ultrapassar através de um veículo blindado leve como a manteiga - diria que é um investimento mais do que justificado .


 



Mesmo se o alumínio que é um dos elementos mais abundantes na crosta terrestre, sua forma transparente demanda uma fabricação que não é das mais baratas, pode ser até 5 vezes mais caro que o vidro blindado.
Os pesquisadores da Universidade de Oxford utilizaram um processo conhecido como fotoionização para obter o material na sua forma transparente.

Eles utilizaram o laser de raios X mais poderoso do mundo, fazendo-o focar em um ponto com um diâmetro inferior a um vigésimo da espessura de um cabelo humano para que fosse capaz de “derrubar” um elétron das camadas internas de cada átomo de uma amostra de alumínio, sem romper a estrutura do metal. Este processo torna o alumínio praticamente invisível à radiação ultravioleta.

 

Justin Wark, professor do departamento de Física da Universidade de Oxford explicaque o “Alumínio transparente é apenas o começo. 
As propriedades físicas da matéria que estamos criando são relevantes para as condições dentro de grandes planetas, e esperamos também que ao estudá-la, podemos ganhar uma compreensão maior do que está acontecendo durante a criação de “estrelas em miniatura” criadas por implosões de laser de alta potência, que poderá um dia permitir que o poder da fusão nuclear seja aproveitado aqui na Terra. “
Fontes:
http://www.ox.ac.uk/media/news_stories/2009/090727_2.html
http://www.nature.com/nphys/journal/v5/n9/abs/nphys1341.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alum%C3%ADnio#Alum.C3.ADnio_transparente
http://daniel-eloi.blogspot.com.br/2009/07/criado-aluminio-transparente.html
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/07/29/ult4477u1897.jhtm

Fonte: http://www.ssbrasil.com.br/blog/aluminio-transparent/

Nenhum comentário:

Postar um comentário