BitCoin

sábado, 25 de abril de 2015

Britânico cria a bicicleta mais segura do mundo

Britânico cria a bicicleta mais segura do mundo
Abril de 2015 


Após ser atropelado por uma van enquanto pedalava em Londres, o britânico Crispin Sinclair decidiu desenvolver a bicicleta mais segura do mundo. Apelidado de Babel Bike, o modelo deve manter o ciclista a salvo mesmo em colisões envolvendo ônibus e caminhões.

Imagem: Divulgação
De acordo com a apresentação do projeto, 65% dos acidentes fatais sofridos por ciclistas nas ruas da capital inglesa são causados por ônibus e caminhões. A situação não é muito diferente em outras grandes cidades mundiais. Por isso, é tão importante criar estruturas e tecnologias que proporcionem mais segurança a quem decide ter a bicicleta como meio de transporte diário.
O protótipo criado por Sinclair já passou por testes e se mostrou altamente eficiente. Nele, o ciclista não senta em um selim comum, ele está acomodado em um banco semelhante ao de um carro, com cinto de segurança e envolto por uma estrutura de proteção. O formato tem as dimensões necessárias para que a bicicleta não passe pelo vão entre o para-choque dos automóveis e o chão.  Por causa disso, a forma de pedalar também é diferente. A postura do ciclista é semelhante à de alguns tipos de motociclistas, o que garante conforto e tranquilidade.

Foto: Divulgação
A Babel Bike é equipada com um sistema que permite a conexão com celulares e GPS e estará disponível também em versão elétrica, com um motor Shimano de 250 watts, autonomia de até 128 quilômetros e velocidade máxima de 32 km/h.

Foto: Divulgação
Em termos de segurança, a proteção na lateral não é o seu único diferencial. Além de possuir eficientes freios hidráulicos, a bicicleta é equipada com um sensor que libera um aviso sonoro sempre que outro veículo encosta na bike, para alertar os motoristas sobre a presença do ciclista.

Crispin Sinclair está em busca de financiamento coletivo para produzir a Babel Bike em larga escala. Cliqueaqui para ver mais detalhes sobre este projeto.
Redação CicloVivo