A usina Helius Energy transforma uísque e seus subprodutos em energia limpa, e tem capacidade instalada superior a 8 MW, quantidade suficiente para abastecer nove mil casas. Situado na cidade de Rothes, na Escócia, o centro de geração de energia utiliza o destilado para substituir as convencionais usinas de carvão mineral, evitando a emissão anual de mais de 46 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera.
A Helius Energy começou a abastecer os lares escoceses em abril, após passar por um período de testes desde o início de 2013. Os pesquisadores descobriram que, além de o uísque gerar eletricidade, os resíduos de fabricação da bebida também podem ser aproveitados para produzir rações para animais.
Para ser implantada, a usina demandou uma verba total de 207 milhões de reais, e tem grande eficiência – tanto que, em janeiro deste ano, produziu eletricidade pela primeira vez, bem antes da inauguração oficial. E não para por aí: a Helius Energy ainda faz planos para substituir uma instalação de gás existente, o que deverá evitar mais 18 mil toneladas de gás carbônico liberadas no ar.
A usina fica sob a responsabilidade da CoRD (Combination of Rothes Distillers Limited), uma companhia de destilarias da cidade, que já mantinha um centro de processamento dos resíduos de biomassa produzidos pela fabricação da tradicional bebida da Escócia.
Por sinal, se a geração de energia limpa com a bebida for praticada em larga escala, as usinas podem acelerar o crescimento econômico do país, que ainda é refém da economia – e, principalmente, do petróleo – do Reino Unido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário