sábado, 21 de dezembro de 2013

Fim de um ano onde a maior conectividade transforma uma sociedade, o mundo!

Amigos, creio que todos tem a mesma sensação, de que este ano, foi vibrante, em  muitos aspectos de nossa vida neste planeta.

A natureza mostrou-se enfurecida, demostrando força e nossa incapacidade de não poder fazer nada... terremotos, vulcões, tsunamis, furacões, tornados,...enchentes, secas, neve demais, ...

Pelo mundo afora, acontecimentos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, científicos, que demostram uma atividade humana voltada para a busca de seus direitos, sua inquietude frente a governantes ineptos, incapazes de gerir um mundo cada vez mais interligado, conectado, referências de acontecimentos locais que logo são conhecidos no outro lado do mundo...

Em nosso Brasil, não foi diferente, desde o princípio do ano, o acidente da boate Kiss em Santa Maria, deixando 242 vítimas fatais, em sua maioria jovens universitários, uma grande e lamentável perda para o país; no meio do ano, entra em ignição uma onda de protestos, nascidos por uma causa aparentemente inócua, valor de passagem reajustada em 20 centavos, desencadeada por estudantes universitários de SP, insuflam e repercutem por todo país, somando   requerimentos de maior atenção por Educação, Saúde, Médicos, Hospitais, Segurança, etc...aos poucos, e de forma constante, "são pegos" casos de corrupção em governos da situação(PT) e oposição(PSDB) no eixo Rio-São Paulo, 

O novo Papa esteve conosco, trazendo consigo uma nova postura, estratégia religiosa da igreja católica.

Eike Batista e suas empresas X, (tinha tanta esperança em seus efeitos) uma mega projeto de infraestrutura portuária, de mineração, logística, de exploração de óleo e gás sofrem derrocadas históricas, investidores de todas as partes do mundo, financiadores idem, até pequenos cpf's se iludem e compram ações do bilionário.

E como do nada, suas principais fundações, adernam em uma areia movediça, tragando um sonho de grandeza de um brasileiro ímpar! Foi capaz de juntar 21 bilhões de dólares em duas gerações, quiçá consiga a metade em mais uma geração?!

Denúncia de Espionagem internacional por parte dos americanos , NSA – Agência de Segurança Nacional, à pessoas, empresas como a Petrobras e governos, é o império cuidando de nossas vidas, para o nosso bem! A internet criada por eles tem protocolos de transmissão e guarda de dados, todos acessíveis, apesar das chaves criptográficas, comunicações e posicionamento global também são sabidos. Nossa inteligência diz que teremos que ter e construir nossa infraestrutura neste campo, com tecnologia de componentes nacionais, a partir de satélites e repetidoras blindadas e sistemas de transmissão autônomos nacionais, caso queiramos segurança da informação.

Passando pelo campo de trabalho, o desemprego recuou, tivemos obras por todo o país, Rio Grande do Sul com Plataformas; em Pernambuco a refinaria avança e o Estaleiro conclui navios, no Pará, a Mega hidroelétrica de Belo Monte emprega cerca de 25 mil trabalhadores e ainda tem mais quatro ou cinco anos de obras, Hdt’s foram construídos e outros estão por vir, na Replan, por exemplo.

O pré-sal requer pelo menos 18 plataformas e tantos outros navios FPSO’s,  a política nacional de fabricação com componentes nacionais em até 70% é favorável ao nosso mercado, porém submisso, atrelado ao custo Brasil (superfaturamentos e agiotagem) e certa ineficiência. O Prominp continuará a formar profissionais necessários a esta expansão.

As arenas para a copa do mundo, que destoa e impressiona pelo imenso investimento e também foi alvo nas manifestações de junho, foram estes elefantes brancos, um evento esportivo mundial,  nossa paixão, mas que não justifica este investimento ou oportunidade de maracutaias para um esquema de arrancar dinheiro do estado, do nosso bolso também, com superfaturamento, terceirizados, quarteirizados e quantos mais... A maioria terá 04 jogos na competição, fora dela, os campeonatos não tem público pagante para ingressos de R$ 100,00 ou mais, como acontece no Maracanã. Vamos ter que pagá-los novamente?

Daria para construir e ampliar muitos hospitais e faculdades pelo Brasil afora!

Daria para melhorar o atendimento da saúde com mais médicos, equipamentos cada vez mais necessários como ressonância magnética, tomografia computadorizada, laboratórios de análises clínicas, etc.

Construir escolas e manter sistemas de ensino de tempo integral, com inserção de programas de desenvolvimento da mente, do corpo e espírito do pequeno aluno ao formando na universidade, como verdadeiros celeiros  formadores de profissionais  de todas as áreas desta grande engrenagem que move o mundo.

Tenho a esperança de que cada vez mais discutam nos meios políticos e sociais a política de estado, de um programa de estado e que este seja inserido em um programa partidário, de governo, não só para aquele pequeno e estreito período de 04 ou 08 anos.

Precisamos de engenharia de estado, onde os conselhos das várias classes profissionais se juntem e elaborem este plano para um Brasil de aqui a 15, 20, 30 anos a frente.

Impeçam imediatamente o desmatamento da Amazônia.  Que os homens públicos corruptos e corruptores sejam expulsos do país.

Mesmo assim, mantenho minhas esperanças de que de ainda ver estas providências e ações acontecendo. Muito obrigado a todos pelas participações. Desejo a todos muitas felicidades  nestas festas de fim de ano, bem como um ano novo cheio de realizações!

E que Jesus Cristo entre em sua vida te libertando e protegendo por todos os dias!

Ruben Banda

Nenhum comentário:

Postar um comentário