sábado, 2 de novembro de 2013

Garoto de 11 anos desenvolve saco de contenção contra enchentes


Com apenas 11 anos, Peyton Robertson decidiu criar uma solução para amenizar os danos causados pelas enchentes. O menino norte-americano desenvolveu sacos que podem ser usados para criar uma barricada e conter a água.

A principal diferença de seu invento em relação às tradicionais formas de contenção é que o produto é leve, produzido com sal e um polímero que expande quando molhado. 

Os sacos são, também, mais impermeáveis e permitem mais agilidade na hora de evitar desastres.

O menino mora na Flórida, estado que apresenta altos índices de furacões e tempestades. Sua invenção é uma alternativa para que qualquer pessoa possa proteger sua residência em casos de chuva forte, uma vez que o saco tem um peso inferior aos de areia mais utilizados nesse caso.

O sistema de contenção consiste em amontoar os sacos e molhá-los, isso faz com que os polímeros de expandam e solidifiquem. Dessa forma, eles formam uma barreira contra a invasão da água da chuva.

 A invenção rendeu a Robertson o prêmio do Desafio Jovem Cientista e uma viagem para a Costa Rica. Com informações do Pequenas Empresas Grandes Negócios

Redação ciclovivo.com.br