quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Neozelandês usa impressora 3D para construir carro em sua garagem


A impressora 3D vai mesmo mudar o mundo. Enquanto um grupo de americanos construiu um revólver funcional, um sujeito da Nova Zelândia teve uma ideia muito mais brilhante: fazer um carro usando a impressora.
Essa é a história de Ivan Sentch, que desde janeiro deste ano imprime em sua garagem pecinhas de plástico, que, juntas, formarão um belíssimo Aston Martin DB4.
Antes de arregaçar as mangas e começar a imprimir o cupê inglês, Ivan, um novato nesse assunto de impressoras, criou um modelo do carro em 3D por meio de um programa de computador.



Antes de começarem as impressões, um exemplar em 3D foi feito com um computador
Antes de começarem as impressões, um exemplar em 3D foi feito com um computador Foto: Divulgação

Depois, separou uma estrutura em madeira, onde as peças do carro são montadas como num quebra-cabeça 3D — e em tamanho real.
O DB4 impresso em casa não tem pretensões de sair da garagem rodando: será uma obra de arte para ser apreciada. Ou seja, o motor de 240cv do modelo original não estará lá...
A impressora usada pelo programador neozelandês é um modelo profissional. Custa o equivalente a R$ 1.600. Por que Ivan não escolheu outro modelo clássico, como o DB5? “Porque o DB4 é muito legal”, diz o construtor. Até o momento, 28% da réplica está pronta. Imagina se a moda pega.



Modelo feito com impressora 3D não será funcional
Modelo feito com impressora 3D não será funcional Foto: / Divulgação




Eis o Aston Martin DB4 original, de 1958
Eis o Aston Martin DB4 original, de 1958 Foto: Divulgação



Veja também este vídeo de uma impressora 3D


Nenhum comentário:

Postar um comentário