sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Os experimentos controversos no mundo da ciência

Sugerido por Tamára Baranov
Do Discovery
A ciência e seus procedimentos para descobrir curas, explorar o desconhecido e experimentar novos métodos de tratamento sempre estiveram em cheque, e alguns casos continuam gerando controvérsia.
Dos testes com animais aos alimentos geneticamente modificados e experimentos em humanos, são muitas as polêmicas envolvendo a ciência.
Confira dois casos não muito bem aceitos em nome do progresso científico.
Criações genéticas entre humanos e animais
Na Universidade Médica Militar, na China, alguns cientistas começaram a ultrapassar a linha que divide o homem dos animais com a produção de criaturas híbridas.
Em 2003, esses pesquisadores conseguiram fundir células humanas a óvulos de coelhas. Esses embriões seriam as primeiras “quimeras” satisfatórias, mas foram destruídos para a colheita de células-tronco.
Em Minnesota, pesquisadores conseguiram criar porcos com sangue humano; já na Universidade de São Francisco, na Califórnia, um experimento desenvolve ratos com cérebro humano para desenvolver um tratamento contra Parkinson, epilepsia e Alzheimer.
No entanto, criar uma nova espécie por meio da combinação genética entre humanos e animais é outra história, que provoca grandes questionamentos éticos e morais. Como esses seres seriam classificados? Que perigos poderiam representar? Que direitos teriam?
Outro exemplo é um experimento que pretende usar ratos geneticamente modificados para produzir óvulos humanos e esperma com o objetivo de gerar crianças por fertilização in vitro.
Alimentos e humanos geneticamente modificados
A clonagem da ovelha Dolly acendeu o debate sobre a modificação genética de animais e alimentos, que se estendeu às experências com seres humanos.
Quanto aos alimentos transgênicos, as regulamentações e leis dependem de cada região e país, mas os debates sobre o tema são cada vez mais constantes. Algo similar ocorre com os testes em seres humanos, mas o potencial da modificação genética é mais utópico.
A seleção genética bem-sucedida acabaria com as mortes e deformações em recém-nascidos, viveríamos mais e seríamos mais fortes e inteligentes. No entanto, as preocupações éticas em torno de pesquisas desse tipo não são menores, já que não há como prever as consequências a longo prazo.
Até onde o ser humano pode chegar na corrida para aumentar a longevidade, brincar de Deus e superar os limites da natureza? Qual é o custo da cura de doenças mentais,tão complexas que “exigem” o rompimento de algumas barreiras, e que afetam milhões de pessoas a cada ano?
Estas são algumas das perguntas e questionamentos suscitados por esses experimentos, cujo suposto objetivo é melhorar a qualidade de vida do homem.

Fonte: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-experimentos-controversos-no-mundo-da-ciencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário