sábado, 3 de agosto de 2013

Plataforma auto elevável "Jack up" explode no Golfo do México

 GoM – Golfo do México EUA -  Uma parte da Jack up (sonda auto elevável), Hercules 265 (250’ MC), sofreu colapso estrutural  após blowout (explosão do poço), seguido de incêndio na terça a noite, dados relatados pela fonte  oficial o Bureau de segurança e meio ambiente dos EUA (BSEE).  Qui, jul 25, 2013 

A sonda Hercules em chamas - foto cortesia da Guarda Costeira dos Estados Unidos
“Duas embarcações com capacidade de combate à incêndio estão no local”, porem há uma distância segura, pois o incêndio estava descontrolado, uma terceira embarcação com maior capacidade de combate foi despachada na quarta a noite, além de  “Cutter” o “Pomano” da USCG (Guarda Costeira), com um helicóptero esta nas proximidades, o mesmo apoiou as operações de resgate dos operários da sonda.

Vazamento de gás antes da explosão foto http://www.onwingsofcare.org/
O incêndio havia começado por volta das 22:50 hrs, de terça feira quando gás natural jorrou pela torre, sofrendo ignição, e incêndio se espalhando pela sonda.  A sonda Hercules esta instalada no campo de “South Timbalier Block 220″ a terra mais próxima esta à 44 milhas náuticas da Louisiana.
A proprietária do campo é uma empresa de petróleo independente a “Walter Oil & Gas”, que já deslocou para o local outra Jack up, que irá perfurar um poço de “alivio”, que poderá debelar o blowout, com injeção de fluidos.
http://www.walteroilresponse.com/go/doc/5958/1861266/
No momento a torre da sonda desapareceu devido as altas temperaturas, não há relatório sobre feridos ou desaparecidos, os 44 operários foram evacuados.
O blowout ocorreu quando o poço A-3 estava em faze final de perfuração, nota segundo porta voz da Hercules para o Rigzone.

Foto cortesia - http://www.onwingsofcare.org/
___________________________________________________
Sobre a sonda Hercules 265
A sonda Jack up – auto elevável – Hercules 265, pertence há Hercules Offshore, esta empresa é considerada de grande porte no ramo da perfuração em águas rasas, com 40 unidades Jack up e outras 13 balsas de perfuração costeira.
A sonda é moderna e possui equipamentos ultima geração, a mesma esta contratada pela Walter Oil & Gas para perfurar diversos poços exploratórios na costa da Louisiana.

http://www.herculesoffshore.com/index.html
Segundo o site “Skytruth” – Um longo processo de intervenção no poço deverá começar logo, pois as equipes de especialistas não podem embarcar na sonda devido ao alto risco, a solução será usar outra sonda para realizar o processo de “kill” – matar o poço, da mesma forma que foi realizado pela BP no acidente no poço de Macondo em 2010 com a sonda DW Horizon da Transocean que deixou o saldo de 11 mortos.
Provavelmente esta sonda terá perda total.
Fotos: USCG, e On Wings of Care;
http://www.onwingsofcare.org

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário