terça-feira, 10 de setembro de 2013

Diabéticos: “Esponja inteligente” controla a glicemia automaticamente.

Já pensou receber a dose correta de insulina automaticamente, sem injeções e de acordo com as variações da glicemia, através de uma “esponja” dentro do corpo?
 
esponja insulina diabetes Esponja inteligente controla a glicemia automaticamente

Imagem de microscópio da “esponja” para controle da glicemia – promessa de um futuro sem picadas para diabéticos.
Para quem está com diabetes – em especial o tipo 1 da doença -, controlar a quantidade de açúcar no sangue é um desafio. As taxas de glicemia variam bastante ao longo do dia, e deve-se controlar picos de hiperglicemia com insulina, o hormônio que ajuda a baixar o açúcar do sangue.

Hoje em dia, administra-se insulina por via de injeções ou através de aparelhos como bombas de insulina.

No futuro, porém, uma nova tecnologia promete ser capaz de revolucionar a maneira como diabéticos recebem a insulina.

O cientista Zhen Gu, da Universidade da Carolina do Norte, é um dos principais autores do estudo com a "esponja inteligente"
 Esponja inteligente controla a glicemia automaticamente


E, mais do que isto, esta nova tecnologia poderá ainda ser utilizada no tratamento de outras doenças, como o câncer.

Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA, inventaram um material muito parecido com uma esponja, a ser colocada no organismo de quem está com diabetes. Dentro desta esponja, inseriram pequeníssimos núcleos de insulina.

A composição especial dos materiais permite que a esponja se expanda quando a glicemia estiver alta, liberando estes núcleos de insulina e, assim, diminuindo a glicemia de maneira automática.

“Nós queríamos imitar o funcionamento de células-beta saudáveis, as quais produzem insulina e controlam a liberação do hormônio em um corpo saudável”, contou o dr. Zhen Gu, principal autor do novo trabalho científico.

DETALHES SOBRE A ESPONJA
esponja insulina diabetes Esponja inteligente controla a glicemia automaticamente

 
 Nesta animação, as peuenas esponjas (em preto) foram colocadas em um meio cheio de açucar; assim, aumentam de tamanho e liberam insulina.

A nova “esponja” é composta de um material chamado quitosano, presente também nas carapaças de
camarões e caranguejos. Por ser um material natural, é facilmente absorvido pelo corpo humano. A estrutura possui cerca de 250 micrômetros de diâmetro – tão pequena que pode ser injetada no paciente. Dentro da esponja é que fica guardada a insulina.

Quando a quantidade de açúcar no sangue do paciente aumenta, este açúcar promove reações químicas com enzimas presentes nas paredes da esponja. O resultado disto é que as paredes “aumentam”, liberando espaço para que a insulina passe através da esponja para a corrente sangüínea, ajudando a diminuir a glicemia.

Uma vez que a quantidade de açúcar no sangue diminuiu, as reações entre o açúcar e a parede da esponja cessam, as paredes voltam a se encolher, e a insulina restante permanece guardada.

PROMESSAS

A revolucionária tecnologia da “esponja inteligente” já foi testada em camundongos, sendo capaz de controlar a glicemia por até 48 horas. Agora, os cientistas pretendem aprimorar as técnicas de fabricação da esponja para, quem sabe, testá-la em humanos no futuro próximo.

“Nós descobrimos que [a esponja] é também uma maneira promissora de administrar medicamentos de forma inteligente no combate a doenças como o câncer“, disse Zhen.

“Nós aprendemos muito com esta promissora pesquisa sobre a “esponja” e vamos agora otimizá-la. Enquanto isto, nós já estamos explorando aplicações no combate ao câncer”, avisou o cientista.

Fonte:
http://www.diabeticool.com/esponja-inteligente-controla-a-glicemia-automaticamente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário