por Erik Azevedo
Há empresas no ramo do petróleo que almejam manter seus colaboradores por longo tempo, se possível até a aposentadoria do tripulante, por isso oferecem promoções por mérito, em geral a cada 5 anos à um ligeiro aumento salarial mesmo que não ocorra ascensão na carreira.
Porem caso o tripulante descida “quebrar” o contrato, ele pode estar sujeito à multas ou “cumprir um aviso prévio”, porem isso vai de contrato para contrato.
Profissionais podem fazer cadastro no site.
http://maritime-union.com/jobs/
http://www.rigzone.com/jobs/search_jobs.asp
Fonte: www.blogmercante.com
Com o
encolhimento do mercado de trabalho marítimo no Brasil devido à muitos
fatores, da qual não vamos abordar nesta matéria pois é desnecessária
tal abordagem, o profissional pode recorrer – caso esteja em condições –
as oportunidades no mercado de trabalho internacional.
No mercado
internacional surgem sim muitas oportunidades para diversas funções
marítimas ou técnicas ligadas à indústria do petróleo e gás. Porem é um
mercado muito peculiar se comparado ao nosso local, começando pelos
salários que são muito variáveis e locação para se trabalhar.
Hoje a
maioria das vagas ofertadas nos sites do ramo são para regiões em que
históricamente profissionais evitam ou relutam aceitar. Outro ponto é o
tipo de contrato de trabalho. Em geral não é feito no Brasil ou sob a
proteção Legal da CLT, e sim são contratos baseados em paraísos fiscais,
também conhecidos como “contratos de bandeira”.
O primeiro
passo é o cadastro nos sites que ofertam vagas internacionalmente, na
maioria dos casos quem oferta vagas são agências de recrutamento de mão
de obra baseadas em países europeus como Inglaterra e Holanda, por isso o
inglês precisa estar muito bem afiado.
Uma vez o “embarcador” esteja
interessado no profissional, ele sem dúvidas fará contato, que é feito
por e mail, ou telefone, onde geralmente no primeiro contato já é feita
uma breve entrevista.
Mas para isso ocorrer é preciso elaborar um bom
currículo em inglês, eliminando coisas desnecessárias. O ideal são os
modelos em PDF em que é possível usar muitos recursos como link direto
com os sites das empresas trabalhadas, e também é possível visualizar as
fotocópias dos certificados do profissional arquivados em sites
específicos, é bom lembrar de também arquivar cartas de recomendação e
avaliações – appraisal letter – recebidas nas empresas em que o
profissional esteve, se for o caso.
Contratação
Todo o
processo para contratação geralmente é feito à distancia também por e
mail e telefonemas, exames as vezes são feitos em clinicas
“credenciadas” por consulados. No Rio de Janeiro há algumas destas
clínicas conveniadas ao Consulado Britânico, Norueguês, Dinamarquês e
Holandês por exemplo. Pois o “ASO” é em inglês ou em outro idioma
exigido pela agência recrutante.
O contrato
de trabalho é enviado por e mail, assinado e devolvido também por e
mail, toda logística é feita naturalmente por contato eletrônico, bem
como os detalhes sobre a viagem.
Salários
Salários
A faixa salarial
é muito variável em alguns casos o contrato internacional pode ser bem
mais atrativo em comparação ao salário local, em outros casos nem tanto.
Em geral a moeda corrente usada como referência é o USD – dólares
americanos – mas muitas empresas pagam também em Euro, Libras Esterlinas
ou Coroas.
O recebimento do salário é em conta corrente, esta conta é
aberta pelo empregador que pode ser na maioria dos casos em bancos
internacionais com sede em paraísos fiscais. O funcionário apenas recebe
um cartão de crédito internacional e com ele pode realizar saques em
caixas eletrônicos da rede conveniada.
Quanto aos
benefícios isso vai depender muito do tipo de contrato assinado, pois
na maioria dos casos os contratos são temporários, uma vez encerrando o
contrato, p0de ou não ocorrer a renovação.
Mas as empresas do ramo de
petróleo em geral costumam oferecer “contratos de fidelidade”, neste
tipo de contrato o tripulante faz um pré contrato, se o mesmo atender os
requisitos é oferecido um contrato “definitivo”, uma vez ele
concordando com esta renovação ele pode usufruir alguns benefícios que a
corporação oferecer.
Em algumas empresas há até uma ligeira “garantia
de estabilidade” e plano de seguridade social (aposentadoria em grupo),
assistência médica, e outros benefícios como bônus por tempo de
contrato.
Há empresas no ramo do petróleo que almejam manter seus colaboradores por longo tempo, se possível até a aposentadoria do tripulante, por isso oferecem promoções por mérito, em geral a cada 5 anos à um ligeiro aumento salarial mesmo que não ocorra ascensão na carreira.
Porem caso o tripulante descida “quebrar” o contrato, ele pode estar sujeito à multas ou “cumprir um aviso prévio”, porem isso vai de contrato para contrato.
Em algumas organizações a empresa quando encerra
o contrato ou vice e versa, pagam mais um salário e restituem ao
tripulante o dinheiro “do fundo” de participação – isso quando há este
fundo – em algumas organizações este fundo pode chegar ao valor de um
salário para cada ano trabalhado na empresa.
Por exemplo, o tripulante
trabalhou 10 anos em determinada organização, ele recebia 10 mil USD
mês, no fim de dez anos trabalhados o mesmo resolve deixar a
organização. No acerto de contas ele recebe do fundo 10 mil USD para
cada ano que trabalhou na empresa.
Porem isso é relativo há empresas que
possuem tal fundo, que em geral é mantido com descontos mensais nos
salários, do mesmo modo que temos no Brasil nossa previdência e fundo de
garantia por tempo de serviço – Estes programas não são invenção do
Brasil e nem exclusividade local.
Sites para cadastro
O site
referência é o RigZone, porem existem outros que são exclusivamente
direcionados para marítimos, como o “Maritime Union”, não abordamos aqui
agências para recrutamento de mão de obra para “cruzeiros marítimos”,
pois este não é o foco da matéria em questão. Obviamente existem mais
sites, e gostaríamos que colegas postassem aqui se for o caso.
maritime-union.com -
Feito para anuncio de vagas e cadastro de profissionais, as vagas são
de responsabilidade das muitas agências que anunciam as mesmas. Há uma
grande oferta para posições “Senior” como “Master” – Comandante, Chief
Off – Imediato – e Chief Eng – Chefe de máquinas.
A maioria das vagas
são de agências no Leste Europeu ou Inglaterra, e oferecem embarques em
navios mercantes em “trades” pela Europa ou Ásia, os salários são
ofertados na maioria das vagas. Profissionais podem fazer cadastro no
site.
rigzone.com – O
Rigzone começou como site de notícias do meio offshore, e hoje engloba
anúncios de vagas e profissionais, além de muitas matérias e dados
completos sobre o mercado de trabalho e a vasta indústria do petróleo. É
um site que oferece não apenas a vaga mas também informa sobre a
empresa e sobre o que ocorre no ramo.
Profissionais podem fazer cadastro no site.
Se vale a
pena ou não trabalhar no mercado internacional? Bem, o que vale a pena é
estar empregado e recebendo um salário justo, porem esta é uma resposta
muito particular.
http://www.rigzone.com/jobs/search_jobs.asp
Fonte: www.blogmercante.com
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