segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Confira dicas de Língua Portuguesa para o VestUfes 2014

Folha Vitória
Redação Folha Vitória

Divulgação

“Nóis vai comprar um pão...”. Por mais absurda que seja a construção da frase, ainda é comum ver falhas desse tipo nas provas de Língua Portuguesa nos processos seletivos do vestibular. Ansiedade, nervosismo, dentre outras atitudes, podem induzir os alunos a distorcerem a gramática.
De acordo com professora de Português, Cláudia Simões Mariano, os estudantes além de dominarem os conteúdos, devem ler com muita atenção o enunciado das questões para que, de fato, consigam entender as propostas apresentadas.
“O aluno que apenas decora os conteúdos provavelmente não vai conseguir resolver boa parte das questões. O estudante deve ter o domínio dos conceitos exigidos na avaliação, para que assim não erre na resposta final”, ressaltou a educadora, que também atua como técnica educacional na Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu. 
A prova de Língua Portuguesa exige dos candidatos conhecimentos de gramática, regência, advérbios, concordância verbal e nominal, sujeito, predicado, conjugação de verbos, e demais conteúdos que envolvem a disciplina.
Segundo Cláudia Simões, o que mais assusta o candidato é quando há um período extenso na questão para ser destrinchado. “Minha indicação é que os alunos comecem pelas perguntas mais fáceis, justamente para evitar esse tipo de contratempo. Cada minuto é precioso para a construção do futuro deles”, frisou a professora.
Redação
As propostas de redação no vestibular abordam temas objetivos e diversificados como violência, política, tecnologia, saúde, sustentabilidade, dentre outros assuntos em evidência na atualidade, além dos conceitos vistos durante o ensino médio. 
Os gêneros textuais cobrados na redação englobam estilos como narrativa, dissertação, crônica, descrição, argumentação, relato, artigo de opinião, carta, interpretação, entre outros.
“O candidato deve constantemente fazer a leitura das obras indicadas pela comissão do vestibular, além de se informar por meio de revistas, jornais, assistir a noticiários, filmes, dentre outros meios que venham colaborar para a expansão do vocabulário. Assim o texto fica mais interessante e o assunto será desenvolvido com mais facilidade”, enfatizou Cláudia Simões. 
Outra dica fornecida pela educadora é que os candidatos acessem o ambiente virtualhttp://espacoenem.es.gov.br/enem/. Lá, os estudantes encontram dicas, links, vídeos, resolução de questões, simulados, dentre outras opções de estudo.
VestUfes 2014
As inscrições pra o vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) seguem até o dia 23 de outubro e a taxa é de R$ 60,00. O candidato deve se inscrever no site da universidade - www.ccv.ufes.br, e também estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio 2013 (Enem). São 4.266 vagas distribuídas entre os 79 cursos oferecidos pela instituição.
Para este processo seletivo, as novidades são a abertura do curso de Pedagogia, com 50 vagas, e mais 24 vagas para Enfermagem, ambos no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus.
A solicitação para a isenção de taxa de inscrição vai até o dia 9 de outubro e o candidato deve possuir renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.017,00). Além disso, o candidato deve ter concluído ou estar na última série do ensino médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral em escola privada e estar inscrito no Enem.
Vale lembrar que no ato da inscrição o candidato deve escolher se vai concorrer ou não pela reserva de vagas que destina, no mínimo, 50% das vagas para aqueles que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública.
Em 2012, o vestibular da Ufes teve 18.646 inscritos.
Prova
As notas das provas objetivas do Enem 2013 serão utilizadas para a 1ª etapa do processo seletivo da Ufes. As provas da 2ª etapa serão realizadas nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, nas cidades de Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica, Alegre e São Mateus. O resultado final está previsto para o dia 8 de março.
Confira as obras literárias para o VestUfes de 2014
- Monólogo de uma sombra – Augusto dos Anjos (poesia)
- Dois perdidos numa noite suja – Plínio Marcos (teatro)
- Terra sonâmbula – Mia Couto (prosa narrativa – romance)
- Singularidades de uma rapariga loira, Adão e Eva no paraíso, Civilização e O defunto – Eça de Queiroz (prosa narrativa – contos)
- O recado do morro – João Guimarães Rosa (prosa narrativa – novela)
- As meninas – Lygia Fagundes Telles (prosa narrativa – romance)
- O matador – Patrícia Melo (prosa narrativa – romance)
- Zero – Douglas Salomão (poesia)
- Ai de ti, Copacabana – Rubem Braga (prosa narrativa – crônicas)
Pré-Enem
O programa destina-se, exclusivamente, a alunos regularmente matriculados e frequentes da 3ª série do ensino médio, da 4ª série do ensino médio integrado ou da 3ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA/EM) da rede pública estadual.
Um dos objetivos é atender aos estudantes concluintes do ensino médio da rede pública estadual, oportunizando aos jovens o acesso a um nível de escolaridade mais elevado. Além disso, busca fortalecer o atendimento educacional complementar fortalecendo os conteúdos estudados como pré-requisitos para participação nos processos mais importantes inerentes ao ensino médio.
O Pré-Enem contempla as áreas de conhecimento, conforme matrizes do Enem- Linguagens: Língua Portuguesa; Ciências Humanas: História e Filosofia, Geografia e Sociologia; Ciências da Natureza: Física, Química, Biologia e Matemática.
Neste ano, 1.250 vagas comtemplaram alunos dos munícipios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória – com abrangência também em municípios vizinhos.
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário