sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Música, conhecimento e silêncio são ingredientes para o desenvolvimento da consciência

Há três ingredientes essenciais para o desenvolvimento da consciência – música, conhecimento e silêncio.  Conhecimento é compreensão lógica.  Com a prática de alguns momentos de silêncio todos os dias, podemos mudar nossa consciência.  Isso é chamado Patrata.  Construir a capacidade do intelecto pode acontecer em alguns instantes de silêncio.  Isso é tudo que precisamos.  O objetivo da música é levar a um espaço do silêncio e a finalidade do conhecimento é levar a um espaço de surpresa.
Consciência
O que está acontecendo agora?  (Risos) Senso de atenção, certo?  Eu não estou dizendo nada e você está esperando para pegar alguma coisa.  Você está ciente disso?  Ao invés de pegar algo, ponha sua atenção na espera.  Esta é a consciência.  É a consciência meditativa.  Você entende o que eu digo?  O que acontece quando você está atento?  De repente, uma mudança começa a acontecer dentro de você.  Do cenário, você vai em direção ao observador. Agora você é o observador e a paisagem.  Você está me olhando, tentando entender o que estou dizendo.  Leve sua atenção de volta para si mesmo.  Você está sentado…  lendo…
Observe sua respiração.  Em sua mente, entenda uma coisa.  Todo o tempo você está dizendo “sim” ou “não” e tendo um diálogo particular em sua mente.  É como ter um discurso com você mesmo.  Você está entendendo o que eu digo?  A mudança de paisagem para observador acontece com yoga.  Acontece com respiração Ujjai e meditação.  Traz à tona um oceano de compaixão dentro de você.  Torna o intelecto esperto e atento.  Você se torna mais intuitivo e consciente.  Você se torna mais amigável e mais confiante.
3 níveis de confiança
Existem três níveis de confiança.  Primeiro, quando você tem confiança em si mesmo, você é capaz de confiar nas pessoas à sua volta.  Esta é a confiança na bondade das pessoas da sociedade.  Há tantas pessoas boas aqui (risos).  Depois, confiança em algo que não é visto, mas sentido.  Isso é grande demais para entendermos, mas não pode ser desconsiderado.  Por último, há confiança na divindade.  Antes de sua confiança em Deus, você precisa ter confiança na bondade do mundo.  O mundo contém mais coisas boas do que pensamos.  Há apenas poucas pessoas confusas, desorientadas e estressadas, envolvidas em todos os tipos de violência.  Em geral, o mundo é bom.
A primeira lei da espiritualidade
Muitas vezes nós culpamos o mundo e  isso nos leva a culparmos  nós mesmos. A primeira lei da espiritualidade é parar de culpar os outros bem como a si mesmo. Você já deu este primeiro passo?  Você pode fazer isso?  Sem isso, não há nenhum sentido em seguir adiante.  Pare de culpar os outros e a si mesmo.  Então veja o que acontece.  Uma explosão de energia e entusiasmo surge de uma só vez.  Não quero dizer que você nunca deve encontrar defeitos em si mesmo.  Encontre erros em si mesmo e corrija-os.  Você deve reconhecer suas fraquezas e seguir em frente.  Isso é diferente de culpar a si mesmo.  Tenha fé em si mesmo e na bondade da sociedade.  Tenha fé na essência de toda esta criação.
Você usa telefone celular?  Você precisa de chip para que seu telefone celular funcione.  Se você não tem o chip e disca um número, você não consegue falar com ninguém.  Da mesma forma, a maioria das nossas orações não está sendo enviada e é por isso que elas não estão sendo atendidas.  Querido, você não colocou o chip.
Agora, você colocou o chip mas você está no porão.  Novamente o telefone não funciona!  Você está fora de alcance no porão.  Ele não pode pegar o sinal.  Da mesma forma, você precisa de uma bateria.  Você precisa do chip, bateria e alcance, e só então você podeligar pra qualquer um, em qualquer lugar.  Desta forma, nosso espírito precisa estar calmo, sereno e estabelecido. Conhecimento, música e silêncio são as três coisas que tornam a vida completa.  Orações recebem respostas.  Continue a cantar com emoção.  Com fé, silêncio, confiança e conhecimento, as orações são ouvidas.
Vocês todos ainda estão aqui?
O que é esta alma?
Ouvimos muito sobre isso, sobre autorealização.  O que é alma?  O que é Ser?
Quer saber?  Quantas pessoas aqui estudaram Física ou Química?  Todos aqui devem saber um pouco sobre Física.  Nosso corpo é composto de bilhões de células.  Cada célula do corpo tem uma vida.  Você usa esfoliante para se livrar das células mortas da pele.  Assim, muitas células nascem e morrem todos os dias.  Você não é um indivíduo –  assim é como os antigos rishis ou sábios diziam.  Você é uma cidade ambulante.  Purusha é uma cidade.  A alma vive na cidade ou no corpo que se move ao redor.  Você sabia que em seu intestino há 50 mil bactérias?
Este corpo está mudando todos os dias.  Contudo, algo também não muda.  Para entender isso, você deve estudar uma colméia.  Você já viu uma colméia?  O que a mantém lá?  A abelha rainha.  Uma vez que a abelha rainha sai, tudo desaparece.  Da mesma forma, seu corpo é composto de bilhões de átomos.  Há uma abelha rainha em seu corpo.  Cada corpo é uma colméia cheia de mel.  Localize a abelha rainha dentro de si e isto é meditação.  Bilhões de átomos estão presentes em todo seu corpo.  A  mesma coisa ocorre no corpo humano, no de uma formiga ou de um elefante.  A dimensão externa do corpo é irrelevante.  É o desconhecido ou atma (Ser) que não muda.  Ele sempre permanece.  Nada pode abalar você com esse conhecimento.  Você vai se sentir em casa com todo mundo.  Nada vai te incomodar.  Esta é a essência da espiritualidade.

Referência:

 Sabedoria de Sri Sri
  • Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar é um defensor da não-violência e paz, assim como um líder humanitário e espiritual. Ele está empenhado em trazer uma transformação positiva para o mundo. “Minha visão é um mundo sem crimes, sem estresse e sem violência.” 
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário